Este eBook apresenta passos práticos para lhe ajudar a elaborar um plano de gestão de riscos e para manter os pequenos problemas sob controle, sem que se transformem em emergências ou problemas críticos.
Entenda como a gestão de riscos funciona
Risco é o efeito (positivo ou negativo) de um evento ou de uma série de eventos que se manifesta em um ou em vários locais. Ele é calculado a partir da probabilidade deste evento se manifestar e do impacto que ele poderia causar. Alguns elementos devem ser identificados para se analisar riscos, incluindo:
Evento: O que poderia acontecer?
Probabilidade: Com que frequência ele poderia acontecer?
Impacto: Quão ruim será se ele acontecer?
Mitigação: Como você pode reduzir a sua probabilidade (e quanto poderia reduzir)?
Contingência: Como você poderia reduzir seu impacto (e quanto poderia reduzir)?
Conheça os principais pontos que você deve concentrar seus esforços para elaborar um plano de gestão de riscos com sucesso.
01 | Defina seu escopo
02 | Levante informações
03 | Identifique os riscos e suas consequências
04 | Identifique os controles de cada risco
05 | Atribua uma probabilidade
06 | Avalie o impacto
07 | Determine o nível do risco
08 | Ordene os riscos conforme suas avaliações
09 | Planeje estratégias de mitigação e contingência
10 | Analise a eficácia das estratégias implementadas
11 | Calcule seu risco residual
12 | Monitore seus riscos
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