
Este artigo tem como objetivo orientar os profissionais de planejamento, em suas atividades de acompanhamento de obras, usando a Curva S como ferramenta.
- Entenda porque diversas obras fogem do controle
O objetivo deste estudo é demonstrar uma ferramenta visual que irá permitir ao profissional acompanhar o avançamento da obra, dando a ele uma noção da “saúde” da mesma. Com isso pretende-se tornar a tomada de decisões mais rápida e eficiente. Com a curva S, o planejador consegue comparar instantaneamente o que foi planejado com a situação real.
Mas se engana quem pensa que só as obras públicas sofrem atrasos, um segmento que isso acontece bastante é na construção de edifícios residenciais. Nesses casos, os atrasos acarretam em consequências, são elas: aumento de custos, problemas de fluxo de caixa, indisponibilidade das equipes, perda de credibilidade junto ao cliente, perda de clientes e devolução de parcelas, indenizações (REIS, 2010).
- Saiba como dividir projetos em fases
Um projeto pode ser dividido em qualquer número de fases. A fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas. As fases do projeto são usadas quando a natureza do trabalho a ser executado é única para uma parte do projeto, e são normalmente ligadas visando o desenvolvimento de um entrega principal especifica. Uma fase pode enfatizar os processos de um grupo especifico de processos de gerenciamento do projeto, mas é provável que a maioria ou todos os processos serão executados de alguma forma em cada fase. Geralmente as fases são terminadas sequencialmente, mas podem se sobrepor em algumas situações do projeto. Fases distintas normalmente têm durações ou esforço diferentes. A natureza de alto nível das fases de um projeto as torna um elemento do ciclo de vida do projeto (PMI, 2013).
Para acessar o artigo, clique aqui