
Partindo da premissa de que há confluência entre normas de qualidade e legislação é que afirmamos existir coincidência relacional entre elas e compliance.
- Saiba qual a diferença entre compliance interna e externa
De toda sorte pode-se falar em compliance interna e compliance externa, pois, a primeira é muito mais ligada às normas da qualidade e visa cumprir as disposições de funcionamento que a própria organização estabeleceu em seus procedimentos e a segunda visa atender aquelas disposições estabelecidas por algum organismo externo ou por entidades estatais ou governamentais.
- Entenda como as normas de qualidade se relacionam com os requisitos internos da organização
Normas da qualidade, por mais que sejam elaboradas por organismos externos, assim como as leis e demais dispositivos regulamentares, vão ao encontro de requisitos internos da organização exigindo interpretação conjunta e abrangente.
- Veja como os custos são relacionados com os sistemas da qualidade
Especificamente sobre custos relacionados aos sistemas da qualidade, vale destacar que existem diversos mal-entendidos a esse respeito. Se o sistema da qualidade custa (numa visão restrita porque as organizações investem em sistema da qualidade e não simplesmente gastam), o que é evidente porque tudo seu custo, ele deve ser pensado sempre em comparação com a opção de não ter o sistema.
Isso é assim, porque ou a organização tem um sistema implantado ou não tem. Não vale aqui o meio-termo. Seja porque o cliente requer (como no caso de montadoras) seja porque a vantagem competitiva adquirida justifica o investimento.
Para acessar o artigo, clique aqui