
De acordo com a ISO 9000, documento é a informação (manual, procedimento, especificação, etc) e o meio (papel, eletrônico, fotos, gráficos) no qual está contida.
- Saiba quais são os objetivos de termos documentos dentro de um Sistema de Gestão
Fornecer informações de forma padronizada e concisa;
Facilitar o controle das mudanças;
Padronizar a informação;
Garantir a permanência na execução, mesmo com a mudança de pessoas;
Facilitar atividades de monitoramentos e evidências para auditorias.
A ISO 22000, na seção 4, Requisitos de documentação, diz que fazem parte de um Sistema de Gestão e Segurança de Alimentos os seguintes documentos:
Política;
Procedimentos documentados requeridos pela Norma; e
Documentos necessários para assegurar o planejamento, implementação e atualização do sistema.
- Confira o passo a passo para implementar a gestão de documentos.
1° Passo – Definir quais documentos farão parte do Sistema de Gestão. Exemplos: Manual, Procedimentos, Instrução de trabalho. Fica a critério da empresa definir o nome dos documentos.
2º Passo – Padronizar as siglas para codificação dos documentos e definir a sequência das mesmas.
Tipo de documentos: F – Formulário / M – Manual / IT – Instrução de Trabalho
Setor: PRO – Produção / DCQ – Departamento Controle Qualidade / ALM – Almoxarifado / EXP – Expedição
Assunto: LIMP – Limpeza / CONT – Controle / PROC – Processo
Para acessar o artigo, clique aqui