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Artigo Grátis – Como controlar documentos do Sistema de Gestão da Qualidade

Gesto-da-qualidade

De acordo com a ISO 9000, documento é a informação (manual, procedimento, especificação, etc) e o meio (papel, eletrônico, fotos, gráficos) no qual está contida.

  • Saiba quais são os objetivos de termos documentos dentro de um Sistema de Gestão
    Fornecer informações de forma padronizada e concisa;
    Facilitar o controle das mudanças;
    Padronizar a informação;
    Garantir a permanência na execução, mesmo com a mudança de pessoas;
    Facilitar atividades de monitoramentos e evidências para auditorias.
    A ISO 22000, na seção 4, Requisitos de documentação, diz que fazem parte de um Sistema de Gestão e Segurança de Alimentos os seguintes documentos:
    Política;
    Procedimentos documentados requeridos pela Norma; e
    Documentos necessários para assegurar o planejamento, implementação e atualização do sistema.
  • Confira o passo a passo para implementar a gestão de documentos.
    1° Passo – Definir quais documentos farão parte do Sistema de Gestão. Exemplos: Manual, Procedimentos, Instrução de trabalho. Fica a critério da empresa definir o nome dos documentos.
    2º Passo – Padronizar as siglas para codificação dos documentos e definir a sequência das mesmas.
    Tipo de documentos: F – Formulário / M – Manual / IT – Instrução de Trabalho
    Setor: PRO – Produção / DCQ – Departamento Controle Qualidade / ALM – Almoxarifado / EXP – Expedição
    Assunto: LIMP – Limpeza / CONT – Controle / PROC – Processo

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