Publicações

eBook Grátis – Como elaborar um plano de gestão de riscos em 12 passos

Como-elaborar-um-plano-de-gesto-de-riscos-em-12-passos

Este eBook apresenta passos práticos para lhe ajudar a elaborar um plano de gestão de riscos e para manter os pequenos problemas sob controle, sem que se transformem em emergências ou problemas críticos.

Entenda como a gestão de riscos funciona
Risco é o efeito (positivo ou negativo) de um evento ou de uma série de eventos que se manifesta em um ou em vários locais. Ele é calculado a partir da probabilidade deste evento se manifestar e do impacto que ele poderia causar. Alguns elementos devem ser identificados para se analisar riscos, incluindo:

 Evento: O que poderia acontecer?

 Probabilidade: Com que frequência ele poderia acontecer?

Impacto: Quão ruim será se ele acontecer?

Mitigação: Como você pode reduzir a sua probabilidade (e quanto poderia reduzir)?

Contingência: Como você poderia reduzir seu impacto (e quanto poderia reduzir)?

Conheça os principais pontos que você deve concentrar seus esforços para elaborar um plano de gestão de riscos com sucesso.

01 | Defina seu escopo

02 | Levante informações

03 | Identifique os riscos e suas consequências

04 | Identifique os controles de cada risco

05 | Atribua uma probabilidade

06 | Avalie o impacto

07 | Determine o nível do risco

08 | Ordene os riscos conforme suas avaliações

09 | Planeje estratégias de mitigação e contingência

10 | Analise a eficácia das estratégias implementadas

11 | Calcule seu risco residual

12 | Monitore seus riscos

Para acessar o artigo, clique aqui